Buscar
  • REALIS NEGOCIOS E CREDITO DIGITAL

O que é e como funciona a “Prova de Vida”


Descubra como funciona a Prova de Vida

A Prova de Vida é um mecanismo, previsto em lei, que foi criado com o objetivo de evitar pagamentos indevidos e fraudes, sendo um procedimento que ocorre uma vez por ano.


Quem deve fazer a prova de vida?

Aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano.


Onde é possível fazer a prova?

Em domicílio:

Neste caso, são autorizados segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover ou segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover.

Para agendamento, ligue no número 135 ou acessar o site Meu INSS. Documentos médicos serão requisitados para comprovação da respectiva condição de saúde.


Por aplicativo

Para um número ainda limitado de beneficiários, o aplicativo meu gov.br possibilitará efetuar o procedimento por biometria facial. Basta baixar o aplicativo nas lojas virtuais.

O INSS usará como base os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral.


Presencial:

Aqueles que tiverem biometria cadastrada em qualquer banco poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida.

No caso daqueles que não possuem este tipo de cadastro, é possível ir à agência bancária com documento de foto e CPF.


E se o benefício for bloqueado?

Será possível solicitar a reativação de maneira remota através do aplicativo Meu INSS ou através do site. Tenha em mãos RG, CPF e comprovante de residência. Após o preenchimento do formulário online, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida.





13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo