Buscar
  • REALIS NEGOCIOS E CREDITO DIGITAL

Como Sacar o FGTS Inativo

Atualizado: 8 de nov. de 2021


O FGTS Inativo

Através da MP763/16, criada pelo governo em 22 de dezembro de 2016, estava a iniciativa de se permitir o saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS).

A conta inativa é aquela na qual não há mais o recebimento de depósitos, podendo isso ocorrer por motivos diversos: demissão por justa causa, pedido de demissão, etc. Mesmo nestes casos, o valor presente na conta permanece recebendo correção monetária e juros sobre o seu saldo.


Quem tem direito ao saque do FGTS Inativo

Pode fazer o saque do FGTS inativo quem possui contratos de trabalho encerrados até 31 de dezembro de 2015. Por meio de um calendário específico, que leva em conta o mês de aniversário do trabalhador, é possível acompanhar o período em que será possível efetuar o saque.


Como consultar o saldo das contas inativas

É possível consultar por meio do telefone 0800 726 0207, sendo necessário apresentar o número do PIS, endereço RG e CPF.

Por meio de uma das Agências da Caixa Econômica Federal ou solicitando uma senha para acesso online.

Por último, através do aplicativo ou extrato impresso que chega via correios.


É possível sacar de diversas contas inativas?

Sim, não há qualquer tipo de distinção de contas feito pela Caixa Econômica Federal.


Calendário de Saque

Em 2021, os recursos começaram a ser disponibilizados a partir do dia 10 de março para trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro. Os nascidos em março, abril e maio puderam fazer o saque em 10 de abril; os nascidos em junho, julho e agosto em 12 de maio. As pessoas nascidas nos meses de setembro, outubro e novembro poderão sacar os valores em 16 de junho; e os nascidos em dezembro poderão fazer os saques em 14 de julho.


Existem outras situações em que se possa sacar o FGTS inativo?

O trabalhador pode também utilizar o FGTS inativo em caso de aposentadora, doenças graves, compra de imóvel financiado, morte e 3 anos consecutivos sem registro na carteira.


O que precisa levar para efetuar o saque

- Documento de Identificação;

- Carteira de trabalho ou documento que comprove a rescisão de contrato.

- É necessário apresentar número de inscrição no Programa de Integração Social (PIS), quando feito nas agências da Caixa.


Posso fazer a Antecipação do Saque Aniversário de contas inativas?

Sim, quem possui contas inativas também pode, a qualquer momento, optar por antecipar o saque do valor.

0 visualização0 comentário